Acetona, vilã ou mocinha?


Hoje ela divide opiniões. Apesar da sua ótima remoção, ela também tem desvantagens, o que fez muita gente repensar o seu uso. Ao mesmo tempo, ainda tem gente que não tem opinião formada a respeito, então vamos ajudar a elucidar a questão? 

Afinal, a acetona é vilã ou mocinha?!
Falando na área que domino (e amo também), a acetona é o nome comercial da propanona (segue uma pequena aulinha de Química em termos de simples entendimento kkkk), ou propan-2-ona (pela nova nomenclatura da IUPAC). Ela é um composto orgânico fabricado em laboratório, porque na natureza só é encontrado nas frutas e nas flores. Tem um cheiro forte e facilmente reconhecível, e é bastante solúvel em água. Ela é moderadamente tóxica também, inflamável e evapora com facilidade, pois se combina rapidamente com o oxigênio do ar. Essa reação absorve calor, por isso ela fica gelado quando sem querer derrubamos na pele, por exemplo.

Benefícios do uso da acetona:
  • Rápida remoção. 

Malefícios do uso da acetona:
  • Pode causar manchas nas unhas
  • Pode causar irritação com vermelhidão e alergia
  • Seu uso contínuo traz dermatites e outros tipos de infecções da mucosa
  • Ressecamento das unhas e cutículas
  • Descamamento das camadas de queratina que compõem as unhas.

Por ser muito reativa, então pode ser muito mais perigoso se você retira as cutículas com o alicate (por isso que arde quando você tira um “bife” e depois remove o esmalte com acetona).

Então, moderação. Não é só o esmalte que pode te trazer alergia, a acetona também. É claro que tem sua vantagem, mas é muito agressiva. E sabem aquela pele nos dedos, em volta as unhas e cutículas? Com o uso contínuo da acetona, elas vão ficar durinhas, sendo necessário removê-las com alicate e as temidas “pelinhas” vão começar a saltar.

"Eu costumo ter em casa a acetona e um removedor sem acetona. Este último eu uso no dia a dia e a acetona só uso para remover esmaltes difíceis, como glitters e flocados. E mesmo assim, para não ter que usá-la, eu uso técnicas alternativas para remover sem acetona mesmo."

Dica 1: Se você olhar o rótulo do seu removedor com acetona, na parte de “composição”, vai ver que nossa amiga está sempre entre os 2 primeiros compostos. Como os componentes são descritos em ordem decrescente de porcentagem no produto, sabemos que mesmo que hajam componentes hidratantes no seu removedor, ele contém sempre mais acetona que qualquer outra coisa descrita na fórmula.

Dica 2: se você só usa a acetona e nunca teve problemas, experimente aposentá-la temporariamente e usar um removedor sem acetona por pelo menos 1 mês. Você verá por experiência própria que suas garras vão ficar muito melhores!




17 comentários:

  1. Mesmo sabendo dos malefícios da acetona, não tenho lá muita paciência pra removedor. Por isso sempre que uso um esmalte eu passo vários creminhos e produtinhos que hidratam e fortalecem as unhas. E se eu estou com um esmalte muito fácil de tirar, eu uso aqueles lencinhos removedores.
    Amei o seu post! :*
    Beijão!

    www.terradoesmalte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente eu não ligo para isso mas vou testar o sem acetona pq minhas unhas estao precarias.. bjs

    Esmaltices da Jaque

    ResponderExcluir
  3. Deve ser por isso que as minhas unhas descamam, vou providenciar um removedor.
    Sua coelha deveria ser muito fofa!!


    http://acetonada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Parei de usar acetona faz um bom tempinho!
    E não sinto falta nenhuma *-*
    Beijos!

    http://dalheesmalte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Curti demais a dica, muito bom saber das desvantagens. Eu uso removedor sem acetona, e pra retirar o esmalte uso os lencinhos da Ricca sem acetona também.

    Beijos ;*
    vidro-colorido.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu uso acetona, e adoooro! Já experimentei o removedor da Avon, mas não gostei de efeito. Tinha de esfregar muito, e usar muito mais líquido pra conseguir remover. Chato demais ><
    Mas na próxima compra tentarei comprar o removedor da Farmax e ver no que dá.
    Mas adorei o post, e pareceu meu namorado (professor de química) falando sobre acetona e coisas do tipo, KKKKKKK. Adorei!
    Beijos, Gi

    ResponderExcluir
  7. A questão do uso ou não da acetona, acredito que seja, quase que totalmente financeira... A diferença gritante de preços entre os dois produtos faz com que, sem opção, compremos a que nos faz mal... Eu uso acetona, mas aprendi o truquezinho de colocar mais ou menos 10% do vidro de glicerina e completar com a acetona e senti bastante diferença... Não tive ainda condições financeiras de usar o removedor e nem os lencinhos diversos que temos por ai, mas já vi muita gente se queixando também que o removedor demora pra tirar todo o esmalte, dessa forma, acredito também que fieis usuárias de acetona como eu, se não se esforçarem, terão bastante dificuldade para se adaptar ao removeodr, mesmo sendo este um produto menos agressivo...
    Muito bom o post, mas vale considerar que a realidade financeira nacional AINDA não nos permite desfrutar livremente de certos luxos...

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post Tati,eu uso acetona e acho que talvez esse seja o problema das minhas cutículas ressecadas,comprei uma vez um removedor,mas ele continha acetona aí fiquei cabreira com removedor.Bjs
    http://unhaterapia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu uso só removedor há um bom tempo... adorei o seu post.
    Beijo
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  10. Excelente post tatiane!
    Eu usava muito acetona, abandonei-a quando criei o blog... admito que para glitters difíceis às evzes eu uso, mas as outras ténicas, mesmo sendo mais lentas, agridem muito menos as unhas!
    Adorei a elucidação! ;-)
    Beijos e um ótimo fim de semana!
    Giovanna
    Esmaltólatras de Carteirinha

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post flor!
    Eu uso apenas removedor, aposentei a acetona faz tempo...
    E olha o que eu uso é muito bom, não vejo diferença em sua eficácia ainda por cima tem hidratante, eu uso o da Ideal...
    Beijos!
    http://nailmypassion.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu nunca usei removedor, nem sei porque... Quando encontrar um por essas perfumarias da vida, vou comprar!
    Beijos
    ;)

    EuQueroEsseEsmalte

    ResponderExcluir
  13. Eu prefiro, sem dúvida, o removedor de esmalte, bem mais suave com as unhas e remove o esmalte muito bem, mas quando estou curta de grana, compro a acetona e "batizo". Acetona sozinha é um lixo para as unhas, resseca mesmo.

    E tem tag pra você lá no post de hoje, vai lá =D

    Bjs!
    Rock ur Nails!
    rockuroutfit.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Realmente acetona detona com nossas cutículas, mas os removedores de esmaltes são tão caros, que sempre acabo optando pela mais barata... =/

    Bjooos

    ResponderExcluir
  15. Tati, to passando para dizer q tem tag para vc lah no blog!

    bJUh

    ResponderExcluir
  16. Ótimo post! Hoje em dia não uso mais... só em casos extremos!
    Normalmente opto pelos lencinhos removedores que ajudam na hidratação da cutícula tb.
    Como não tiro mais as cutículas, usar acetona se tornou inviável pois ela resseca demais!!

    Ótima semana pra ti!

    Kisses
    makesandnailslovers.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Tati muito bom o post. Quero fazer esse teste, ja que sou acostumada a usar acetona...
    Uma ótima semana
    beijos

    Garras Esmaltadas

    ResponderExcluir

Comente! Seu comentário é sempre bem vindo e ajuda a fazer girar o mundo dos blogs. Se você tem um blog também, deixe o endereço pra gente fazer uma visitinha! ;)

 

Seguidores

Entre em contato!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Blogroll